Guia dos Calçados Masculinos – Estilo Masculino Podcast Com Barbara Duarte #4

por Barbara Duarte

O Guia dos Calçados Masculinos é o tema do episódio de #4 do Estilo Masculino Podcast com Barbara Duarte, no qual falo de sapatos, botas e tênis para todas as ocasiões. Ainda, no final do programa, temos dicas básicas de Como Combinar Meias com as Calças Sociais, Altura da Barra da Calça e Como Combinar o Cinto.

No podcast eu falo não só sobre os modelos de calçados mas também como usá-los e em quais situações e este post funciona como o Guia visual para vocês, pois alguns modelos, principalmente de sapatos, podem deixar alguma dúvida na cabeça.

Oxford – é aquele em que o cadarço é passado em furos feitos no cabedal do calçado. Um dos modelos mais apropriados para se ter no armário.

Derby – um parente muito próximo do Oxford, cuja diferença fica por conta do local onde passa o cadarço. Um recorte de couro é costurado no cabedal do calçado e ali são feitos os furos.

Brogues – os famosos furinhos que podem estar presentes em diversos modelos de sapatos. Ornamentais, deixam o calçado mais informal (e muito estiloso).

Loafer – um modelo de sapato sem cadarço. Há diversos tipos de loafers, no podcast explico com mais detalhes (para ouvir é só rolar até o final do post e dar Play).

Monk Strap – sem cadarço, é o modelo que possui uma faixa que passa por cima do peito do pé e termina com uma ou duas fivelas na lateral do calçado.

Sapato Casual – é aquele que traz elementos menos sisudos em sua composição, como um solado que pode ser de borracha ou de uma cor diferente ou o próprio sapato inteiro pode ter cores que transformam totalmente o look.

Mocassim – sapato sem cadarço com um costura no cabedal que lembra um U. Extremamente casual.

Boat Shoe – é o famosos dockside ou driver, pode ou não ter os pinos no solado.

Chelsea Boot – o que as caracteriza são os elásticos na lateral do cano, sem cadarços. É a famosa antiga “botina”.

Coturno – transformado em algo fashion a partir de década de 90, o coturno hoje aparece de diversas formas, mas é sempre um modelo que cai bem, só precisa ter estilo para usá-lo.

Workboot – a famosa Yellow Boot, da Timberland se tornou sinônimo de Workboot, assim como outros modelos próximos de outras marcas.

Desert Boot – com origem em Burma, na década de 40, era usada pelos soldados daquela região para enfrentar o terreno difícil do deserto.

All Star – um dos meus tênis preferidos, este modelo é do estilista de moda masculina John Varvatos. Não tem como não fazer um look cool com um par destes.

Vans – outra marca que não erra nos tênis que lança. Com opções para todos os gostos e estilos.

Tênis Casual – este aqui um exemplo de um tênis que pode ser usado em todas as ocasiões sem agredir nossos olhos como os pesados tênis para prática de exercícios físicos.

Para ouvir o podcast com todas a soutras dicas é só dar Play abaixo ou no seu agregador de podcast favorito

Você também pode gostar

3 comentários

Ândi Garcia 18/03/2021 - 12:34

Ah! Hoje eu vou comentar por aqui pq eu adoro esse tema. 🙂

Em relação aos sapatos mais sérios, acho que já comentei: eu tenho dois derbies (preto e marrom) que já uso tão raramente que acho que um oxford seria ainda mais raro, dada sua formalidade. Mas claro que ainda pretendo ter um. Na verdade, o único oxfort que eu tenho é um modelo casual (sola branca). É bem bonito, sempre elogiam. E brogue eu tenho um de camurça, da Democrata. É bem bonito, só pesado.

O penny loafer em visuais mais alinhados eu não gosto também. Mas comprei um modelo bem casual da Élie, que acho lindo e pretendo usar em situações bem descontraídas mesmo. Inclusive com bermuda. Situações em que atualmente eu sempre apelo para um tênis branco, que também dá certo, claro.

Botas eu amo! A Chelsea que eu tenho é uma bem simples, mas tá quebrando o galho. Eu ainda quero uma de couro liso preto (já me imagino usando com minha calça cinza de alfaiataria). E tenho várias de cano curto, modelos desert e chukka. Inclusive uma preta lisa que já cheguei a usar com alfaiataria 🙂

Sobre os tênis, eu tenho um All Star eu tinha sérios problemas por considerar a sola muito baixa. Mas eu achei um modelo (Chuck Taylor Boot) que achei perfeito! É de lona mesmo, mas todo preto, inclusive o logo deles, e tem uma sobressola que dá uns milímetros a mais. É perfeita!

Recentemente eu fiz umas aquisições que são meus xodós. Os clássicos Nike Air Force 1 (preto) e Adidas Superstar. Além de um tênis cinza de camurça. Com um kit desses eu não fico mais na mão 🙂

Responder
Ândi Garcia 18/03/2021 - 12:37

Sobre lojas, eu vou ousar acrescentar umas dicas.

Eu já citei a Élie no comentário anterior. Eu devo ter uns 4 ou 5 calçados deles. Eu gosto muito, tanto da qualidade quanto dos modelos e do conforto. E o preço é razoável (sempre tem promoções). Você também citou a Louie, então eu sugiro a Adolpho Turrion, que é uma espécie de dissidência, com modelos muito próximos, mas com melhor preço. Outras que já comprei e recomendo são a Barcelona Design e Barão Alpha.

Só que é tudo online. Eu recomendo usar o guia de tamanhos deles, pq tem variações. Funciona.

Responder
Barbara Duarte 18/03/2021 - 21:13

Andi,

que comentário maravilhoso! Eu adoro seus comentários porque são sempre muito pertinentes e embasados, você é uma pessoa que realmente gosta de moda e sabe bem do que está falando, sempre.
E muito legal você ter comentado aqui no post porque dá para falar mais por aqui que nas redes sociais e deixar tudo registrado.
Muito obrigada pelas indicações de lojas, algumas eu realmente não conheço e vou pesquisar para ter mais repertório.

Bjs e obrigada pela audiência cativa <3

Responder

Poste um comentário