Dicas Para Fazer Suas Roupas Durarem Mais

por Barbara Duarte
Dicas Para Fazer Suas Roupas Durarem Mais

Para a maioria das apaixonadas por moda fazer suas roupas durarem mais é algo que já faz parte de seu cotidiano. Pequenas atitudes como as que veremos abaixo, se praticadas constantemente, farão com que tudo seja aproveitado pelo maior tempo possível, economizando dinheiro e resultando em um closet recheado de boas peças, cheias de estilo e qualidade.

1 – Jogue Fora Tudo Que Não Usa/Serve Mais

Em uma tarde, ou final de semana, com tempo sobrando, faça uma limpeza em seu guarda-roupas e separe para venda ou doação tudo que não sirva mais, que esteja com jeito de muito usado (peças com puídos, rasgados ou desbotados) ou bem fora de moda. Mesmo que a moda hoje seja mais democrática e estilo fale mais alto que tendências, a realidade é que mesmo assim é possível que algumas peças fiquem com aquele ar datado. Se você sentir sua peça nesta vibe, doe.

Esta é um das melhores maneiras de fazer seu guarda-roupas durar mais pois você, após esta limpeza (o chamado Closet Cleaning no jargão das POs – Personal Organizers), saberá exatamente quais peças possui e terá mais empolgação em vesti-las de manhã.

2 – Organize Seu Armário

Após a limpeza, organize tudo que restou. Separar por categorias de peças como todos os blazers, todas as jaquetas, blusas, depois camisas, calças de alfaiataria, depois calças jeans e por aí vai, fará com que você tenha maior facilidade na hora de montar um look para qualquer ocasião, já que as peças estarão à mostra de uma maneira que você visualize tudo quando for se vestir.

Dicas Para Fazer Suas Roupas Durarem Mais

3 – Encontre Seu Estilo Próprio

Moda é mais sobre estilo que tendências. Encontrar aquilo que te faz sentir bem, confortável e que comunica aos outros quem você é pode parecer tarefa não das mais simples mas a realidade é que quando encontramos nosso estilo, passar a se vestir se torna um prazer e não mais um problema ou algo descoordenado que se coloca no corpo após acordar só porque é necessário vestir algo. A relação com a roupa muda totalmente e a moda passa a trabalhar a seu favor.

4 – Crie Looks Com O Quê Você Já Tem no Seu Armário

Pegue as peças que você ja possui e monte diversos looks com elas. Quando usar um destes looks e gostar muito e receber elogios por ele, nunca deixe de usá-lo, isso significa que aquela combinação caiu bem para você e merece ser repetida!

Está sem inspiração para montar seus próprios looks? Use as dicas aqui do blog que eu sempre posto na categoria Moda e me siga no Pinterest no qual há diversas pastas com muitas ideias de looks para você usar todo o potencial do seu guarda-roupas.

Dicas Para Fazer Suas Roupas Durarem Mais

5 – Compre As Peças Faltantes

Depois de todos estes passos você notará que algumas peças ainda faltam em seu armário e vá acrescentando aos poucos. Compre aquele casaco desejo ou a bolsa ou bota que sempre quis, só que desta vez em uma compra consciente e sem culpa. Se quiser saber mais sobre o assunto ouça meu Podcast, em que falo sobre Como ser Mais Consciente Ao se Vestir, como diversas dicas sobre o que usar, como comprar, quais tecidos escolher e até as marcas para prestar atenção na hora de não prejudicar seu bolso e o meio ambiente.

6 – Siga As Instruções de Lavagens

Por fim, mas não menos importante, preste bastante atenção no momento de lavar suas roupas. O cuidado para não estragar as peças vai desde ler a etiqueta com as instruções de lavagem (lavar na máquina, à mão, lavagem à seco) até o tipo de sabão (prefira os líquidos quando as roupas forem delicadas) e a forma como elas serão secas – se no varal ou na máquina de secar.

Concluindo

As roupas que usamos passam uma importante mensagem de quem somos, o que fazemos, qual nosso lifestyle e nossos gostos. Por isso, não queremos passar uma comunicação errada ao nos apresentarmos perante os outros. Credibilidade é algo que não podemos abrir mão e mostrar que estamos prontos para as tarefas do dia a dia é imprescindível no mundo atual.

Você também pode gostar

Poste um comentário