Compras de Moda – A Zara Ainda É Bacana?

por Barbara Duarte
Compras de Moda - A Zara Ainda É Bacana?

Muita gente não vai se lembrar disso mas a Zara aportou aqui no Brasil quando o Shopping Anália Franco, inaugurou, no ano de 1999.

Na época eu não fazia ideia de quem era a Zara e do poder que ela possuía. É verdade que foi um período de ferveção em terras nacionais de lojas de departamento de moda como Mango e Terranova, porém a Zara tinha mesmo o poder, pois o mix de produtos era incrível e o estilo das peças, ah esse sim, me fascinou desde o dia 1. Mas e hoje, a Zara ainda é bacana? Passadas mais de duas décadas o que eu sinto quando entro na Zara hoje? Mango e Terranova foram embora, muitas outras chegaram nos anos seguintes como Topshop e Forever 21 e também já se foram.

O Fast Fashion em Crise

É claro que a moda, como um todo, vem em crise há algum tempo e nem vamos falar sobre os efeitos da pandemia, pois estes foram ainda mais crueis com a moda, que só vendeu roupão e pantufa naquele período. No entanto, a vida vem voltando aos poucos ao seu real oficial, mesmo com algumas diferenças (como trabalho híbrido e tals) e as pessoas precisam se vestir para ir a qualquer lugar onde suas presenças físicas sejam requeridas, no entanto nossa consciência com relação a comprar roupas e sapatos feito loucos mudou muito desde que os longínquos anos de 2015 passaram. Me lembro que por aquela época o fast fashion ainda dava seus últimos respiros de “está tudo bem”, mas depois disso a curva descendente vem sendo grande. As denúncias de trabalho escravo, a poluição do meio ambiente, as pilhas de peças encalhadas descartadas, a falta de criatividade, a qualidade ruim, ufa, foi muita coisa para todas aquelas lojas lidarem.

Questões de sustentabilidade vêm tomando cada vez nosso noticiário e as novas gerações estão não só mais conscientes mas também, mais pobres. Apesar dos preços mais em conta do fast fashion, a gen Z não se importa em comprar tanto, primeiro porque para eles importa mais experenciar que ter e segundo, porque falta grana mesmo.

Como Era Comprar Na Zara no Início dos Anos 2000?

A sensação de estar em uma loja gringa quando entrávamos na Zara era nítida. Roupas “inspiradas” nos desfiles internacionais, cortes europeus e peças diferentes do que víamos nas vitrines das lojas nacionais era o que eu amava quando pisava na Zara. As botas eram minha paixão! E o preço, mesmo não sendo super barato, era acessível.

E hoje, como me sinto quando entro na Zara? Pois então, hoje não sinto mais nada disso. Nem sei dizer há quantos anos vejo as mesmas peças, com uma mudança aqui e ali, total anos 90, sem graça. E nem digo que é só pelo fato de tudo estar muito 90´s, o que não me agrada nem um pouco, mas sim porque falta graça, falta vontade, falta diversificação, falta muita coisa que empolgue. É verdade que há peças interessantes de tempos em tempos mas não é isso que a gente quer quando entra em uma loja que, para mim, já foi símbolo de querer deixar todo meu salário lá.

Parei de comprar roupas na Zara? Não parei, é lógico, mas a quantidade caiu vertiginosamente. Para terem uma ideia, este ano de 2022 eu comprei 1 calça jeans na Zara e nada mais. Todo o restante de peças casuais vieram de outras marcas como Canal, Diesel, Fock, Fan Lab etc, mas Zara me chamou realmente pouca atenção. Para não dizer que eu não gostei de nada, na minha última visita vi uma camisa de linho em cores bem chamativas e dignas de um verão, um jeans bacaninha, mas foi só.

O Que Esperar?

Acredito que a Zara ainda estará por aí por muito tempo, afinal o grupo é grande e com muito capital para investir. Seus administradores são espertos e atentos às demandas atuais, tanto que a loja vem parando cada vez mais com o couro, investindo nos sintéticos que lembram os naturais não mais vistos com bons olhos, lançou uma linha mais sustentável por assim dizer, a Join Life etc. É o suficiente para mudar a forma como as pessoas a vêem hoje em dia? Talvez não, mas ela ainda é uma opção para peças modinha e de valores mais em conta, desta forma, acaba por garantir seu lugar ao sol no mundo do varejo da moda.

E para mim? Ainda é meu destino preferido de moda cada vez que eu passava em um shopping? De forma alguma.



Você também pode gostar

Poste um comentário