Porque Praticar Boxe e Seus Benefícios

por Barbara Duarte
Porque Praticar Boxe e Seus Benefícios

Até os meus 29 anos eu era a pessoa mais sedentária do mundo: não gostava das atividades das aulas de Educação Física da escola e sempre pedia dispensa. Porém, a proximidade dos 30 anos me colocou uma pulga atrás da orelha e como já tinha uma amiga que frequentava academia mais que regularmente, tomei a decisão de me matricular e começar indo com ela para ver se me acostumava. O tempo passou e hoje já estou no Boxe e este post é justamente para falar do porque praticá-lo e quais seus benefícios.

Voltando lá no passado, logo no início da academia, descobri um problema no joelho, bem comun às mulheres (e até nos homens também), a tal condromalácia, mas que me tirou, naquela momento, de todas as atividades de impacto. Assim, a ideia de frequentar as aulas de boxe da academia, naqueles anos, foi por água abaixo, já que sem fortalecer a musculatura, não havia conversa sobre ir para o boxe, que como todos sabem puxa bastante na parte de corrida, agachamentos etc.

Porque Praticar Boxe e Seus Benefícios

Os anos se passaram, mudei de academia uma dúzia de vezes e nas novas que passei a frequentar não havia aulas de boxe. Desta forma, deixei a ideia e a vontade de fazer aulas de boxe para lá. Só que agora, com toda a questão joelho resolvida e uma grande vontade de variar o tédio da academia, sem falar na necessidade de queimar umas calorias extras, a ideia das aulas de boxe voltaram.

E com o tempo que se passou desde quando iniciei na academia, lá nos anos 2005, foi criada a modalidade chamada Soul Boxe, um treino de boxe bem mais dinâmico e que mescla os movimentos tradicionais do boxe com exercícios funcionais, trabalhando o corpo de forma completa. E é esta aula que venho fazendo há alguns poucos meses, mas que já me viciei.

Porque fazer boxe?

Três motivos me levam a praticar soul boxe:

  • alta queima calórica – 50 minutos de aula torram até 1.000 calorias e eu saio de lá pingando suor;
  • altamente desestressante – socar a bag durante quase 1 hora parece uma ótima pedida para descarregar todos os problemas e acredite, é! Você sai da aula com uma sensação de paz bem grande (talvez seja o cansaço também rsrs);
  • desenvolver disciplina, foco e equilíbrio – é só na hora de chutar a bag que você nota o quanto precisa de mais equilíbrio no corpo e claro, coordenação motora.

Quais os Benefícios da Prática?

São muitos e alguns já mencionei acima, mas além disso tudo você ainda leva:

  • corpo mais esculpido pois o soul boxe trabalha todos os grupos musculares – braços, costas, ombros, pernas, panturilha, abdômnen. Ele não cria massa magra mas ajuda a definir tudo;
  • você aprende a bater – o que para mim, que nunca havia dado nem um tapa em alguém, é interessante. Ser mulher andando sozinha por uma cidade como São Paulo, pode ter seus perigos e saber ser um pouco mais esperta, ajuda – ao menos mentalmente, na hora da verdade pode ser que a conversa seja outra. Mas que você fica mais ágil, isso é inegável e aprende a se esquivar também, pois isso as aulas te proporcionam;
  • trabalha o sistema cardiorrespiratório – a mistura dos golpes de boxe com os chutes e os exercícios funcionais como flexões, corridas, agachamentos etc faz com que o sangue circule rapidamente por todo o corpo.
Porque Praticar Boxe e Seus Benefícios
Sala de soul boxe na Soulbox, no Itaim

Algumas Dicas:

Embora seja uma prática recomendada para todos, procure estar com seus treinos em dia quando for iniciar estas aulas, pois elas não possuem um escalonamento de iniciantes para seniors, a aula é a mesma para todos e é tão intensa e exige tanto que se você estiver meio enferrujado, melhor antes dar um up no treino na academia ( com , por exemplo, algum tempo de corrida para dar conta de acompanhar e aproveitar as aulas de Soul Boxe). Foi assim que eu fiz e nas minhas 2 primeiras aulas voltei morta para casa, sem falar na dor nas pernas nos dias seguintes.

Em São Paulo, um dos únicos lugares que conheço para essa prática é a Soul Box, uma academia que conta com aulas desta modalidade, assim como aulas de bike. Ambas são tecnológicas e usam a energia dos professores, aliada a uma boa trilha sonora, para incentivar os alunos. Os 50 minutos passam voando. No caso do Soul Boxe um painel, ao final da aula, mostra nosso desempenho, pois a bag fornece nossas infos de socos, chutes etc. O ambiente é moderno e cool e muitas das aulas podem contar apenas com alunas mulheres, o que faz a gente se sentir em casa. E o eu mais gosto, pago as aulas individualmente, sem a necessidade de um plano mensal, além da academia fornecer as luvas, simples assim.

Você também pode gostar

Poste um comentário