Mulher de 40 – As Vantagens Desta Idade

por Barbara Duarte

Mulher de 40 - As Vantagens Desta Idade

Os 40 anos chegaram, e agora? Para muitas mulheres é uma idade a se temer e a expressão “idade da loba” sempre me deixou incomodada por parecer, de alguma forma, pejorativa, o que não ajudava em nada. Confesso que, quando cheguei aos 40 não gostei muito, mas a realidade é que não existe opção (é isso ou morrer muito jovem, então é melhor fazer aniversário) e não é nenhum fim do mundo! Mas que algumas coisas mudaram em mim, sim, mudaram, isso é inegável. Quer dizer então que fazer 40 é só notícia ruim? Não, não é, pelo contrário, vamos ver as vantagens da mulher de 40:

 

1. Experiência

esta é a grande verdade! Quando ouvimos isso dos mais velhos e somos ainda muito jovens não entendemos muito bem, parece mais aqueles chavões meio bestas que não servem para nada ou que estão lá para tentar amenizar a desgraça que é fazer 40 anos, mas esta é a verdade nua e crua. Quando passei dos 40 comecei a ver as coisas mais claramente e me preocupar mais também. E por quê? Porque você nota que já viveu quase metade da sua vida e começa a analisar e a pesar todo seu caminho até aqui. Entender que não é mais o momento de fazer bobagem ou empurrar planos e sonhos com a  barriga é outra preocupação. E esta é a tal da experiência, ela te mostra que o tempo passa rápido, mas nem tudo é negativismo, experiência também traz sabedoria e por mais que não sejamos nenhum gênio, os erros nos fazem aprender a andar pelo caminho certo.

 

 2. Maior Capacidade Analítica

esta é uma vantagem que chega em decorrência da anterior. Com mais conhecimento, acertos e erros no curriculum da vida, sem querer a gente se pega analisando diversas situações comuns com mais propriedade. A intuição também parece ter vindo junto. Eu nunca fui daquelas pessoas que se julgava intuitiva, mas há alguns anos passei a perceber que muito do que eu achava de alguma circunstância, mais tarde se mostrava correta, eram os fatos mostrando que a intuição estava certa. Acredito que isso decorra da maior capacidade analítica e de entender melhor as atitudes e gestos dos outros.

 

3. Maior Praticidade

nunca fui de procrastinar demais, porém depois dos 40 isso é algo que simplesmente não tem mais espaço em minha vida. Afinal, tempo é algo muito valioso e precisa ser usado de maneira sábia. Não me vejo mais deixando para amanhã o quê posso fazer agora e é assim que vem sendo e sinto que será cada vez mais. Tenho uma vontade enorme de fazer as coisas que ainda não fiz e que estão em minha lista, quero aprender tudo que posso no menor tempo possível. Como sempre gostei de estudar, atualmente venho estudando cada vez mais e ainda sinto que preciso estudar mais e mais para chegar onde quero. A praticidade se torna uma aliada enorme e ajuda a economizar tempo, seja no trabalho, seja no supermercado: encarar filas para coisas que nem quero demais? Nem pensar!  Assim, tenho mais tempo livre, seja para me dedicar mais ao meu trabalho, seja para descansar, porque isso é outro ponto importante: aprender a descansar e entender que isso não é vagabundagem e sim um tempo merecido.

 

4. Beleza

beleza é um conceito relativo mas uma coisa que funciona sempre é: me olho no espelho e gosto do que vejo? Se sim, esta é a verdadeira beleza. Trabalhar constantemente para estar sempre bem comigo mesma é meu objetivo e exercito isso todos os dias. Quando me olho no espelho não me vejo e nem me sinto como alguém acabada, sem ânimo, que já desistiu da vida; vejo o oposto, alguém que mesmo com algumas rugas ainda está bem, que se arruma, que se sente bem, com vontade de viver, não importa se aos 40, 50 ou o que vier por aí. Quando me comparo em fotos de quando tinha 20 e poucos anos não tenho dúvidas, gosto muito mais de mim hoje e isso se deve à, provavelmente, meu aprendizado do quê funciona melhor para mim, como maquiar e me vestir e esta é a graça dos 40!

 

Concluindo:

Se amo ter 44 anos? Não, não amo, mas gosto e muito de quem eu sou hoje. Para mim (e acredito que para muitas outras pessoas) o mundo ideal seria aquele em que teria minha consciência e experiência de hoje no corpinho de 20, mas como sabemos que isso é impossível, então vamos tratar de nos cuidar, de cuidar de nossa beleza, de nossa saúde, de nossa intelectualidade para envelhecer da melhor forma possível, com mais inteligência e disposição. Isso é o que importa.

 

Você também pode gostar

5 comentários

Paula Souza 06/07/2020 - 21:44

Muito bom! Assino embaixo pra tudo que vc disse e, no meu caso, com filha pequena e td que isso envolve, não tenho bem tempo de reclamar rs
Bora viver e aproveitar cada idade com tudo de bom que pudermos. Vc está ótima!
Bjs
Paula

Responder
Barbara Duarte 06/07/2020 - 21:50

Oi Paula!

Sim, esses rótulos que colocam na gente, do tipo: se chegou aos 40 não pode mais isso, deve aquilo, tem que estar acabada, enrugada, feia…
Pelo Amor de Deus, hoje temos conhecimento de como nos cuidar melhor, de nos tratar melhor, em todos os sentidos e temos que aproveitar tudo isso!
Aliás, nós duas estamos muito bem não é mesmo! Vida longa às mulheres de 40 😉

Bjs

Responder
Fernanda Assis 22/08/2020 - 19:07

Nossa, vc me impactou, é assim que quero vc me expira, a ser uma mulher que vai completar 39 anos com que seu o que quero e vou a luta, quero muito aprender com pessoas maravilhosas e inteligentes como vc, e poder ajudar as minhas lindas por onde eu alcançar, parabéns amei te encontrar sem querer aqui nas redes sociais, fica com Deus!

Responder

Poste um comentário