O Que Faz Um Produtor de Moda

por Barbara Duarte
O Que Faz Um Produtor de Moda

A produção de moda pode ter diferentes finalidades: um desfile, um evento, uma sessão de fotos (termo que costumamos usar em inglês – photo shooting) etc. Neste post vou focar na produção para fotos, trabalho que desempenhei por muitos anos em uma revista de um shopping e que gosto muito de fazer. Aliás, no início de novembro deste ano produzi para mim mesma, cujo ensaio foi fotografado por um grande amigo (contato no final do post) e algumas das imagens mais legais ilustram meu Instagram (@barbara_duarte_) e este post.

Como Fazer Produção de Moda ou O Que Faz Um Produtor de Moda?

O trabalho de um produtor de moda sempre começa entendendo para quem ou para quê ele fará a produção: conceito, requisitos (será algo bem comercial ou mais artístico), haverá um tema a ser seguido, época do ano em que será veiculada, para que as roupas conversem com a estação etc. Tudo isso será sentido pelo produtor na conversa com o cliente.

No caso da revista que eu produzia tratava-se da publicação de um grande shopping, ou seja, o conceito era bem comercial, assim as peças precisavam conversar mais com o consumidor e se mostrarem bem vendáveis. Desta feita, meu desafio era mesclar o comercial com o fashion para não ficar um trabalho comum, como por exemplo apenas coordenar um jeans com uma camisa, sendo aí que entram os truques de styling: lançar mão de sobreposições, usar muitos acessórios e sapatos matadores, era isso que tirava o look da mesmice do dia a dia.

O Que Faz Um Produtor de Moda

Um outro detalhe importante na vida do produtor que vale à pena mencionar é que em muitos casos ele será o encarregado de definir locação para o trabalho, contratar as modelos com o perfil desejado, maquiador e cabeleireiro, buffet para alimentação da equipe, transporte e tudo o mais que se fizer necessário para que o trabalho seja concluído com sucesso.

No caso do meu shooting, comigo mesma de modelo, não usei tantos acessórios ou sobreposições pois era algo bem pessoal, vestindo minhas próprias roupas, o que já representa o meu estilo. O staff para ajudar no momento das fotos era pequeno e a sessão aconteceu na rua em uma época que insistia em chover bastante. Eu precisava então ser prática e optei por poucas peças com alguma variação como: calça ou saia com a mesma camisa, a mesma camisa novamente com uma jaqueta de couro ou um blazer etc.

O Que Faz Um Produtor de Moda

Como Editar Os Looks

Uma das partes mais bacanas deste trabalho é pensar e montar os looks. Normalmente eu trabalho com um tema, que pode ser, literalmente, qualquer coisa: roupa casual, roupa formal, jeanswear, primavera, verão, foco nos calçados etc. Depois de definido qual será o norte da produção é hora de garimpar as peças e isso pode acontecer de diversas formas:

  • no caso da revista que eu trabalhava eu tinha acesso a todas as lojas do shopping então era realmente apenas uma questão de conhecer o estilo de cada uma e ir direto nas que eu já sabia que teriam o estilo de peças que eu procurava para aquele mês.
  • outra forma, quando se faz produção para um comercial, para uma revista independente etc, é ter acesso a diversas marcas e assessorias de imprensa de moda, pois ambas trabalham com empréstimo de peças para estas situações em troca de serem mencionadas no editorial.
  • uma terceira forma é possuir um acervo próprio, o que os produtores de longa data costumam já ter, assim são inseridas peças mais exclusivas e fica bem mais fácil montar looks sem ter que pedir tudo, do zero, emprestado (evita bater muita perna), apesar que mesmo neste caso, os produtores costumam pegar peças emprestadas para complementar a produção.

Dica de ouro: sempre fotografar os looks completos que serão usados para que nada seja esquecido na hora das fotos. Assim, é só conferir se o que a modelo está vestindo no momento da prova está com tudo que foi escolhido para aquela produção e pronto, as chances de erro são minimizadas.

O Que Faz Um Produtor de Moda

No Momento do Editorial ou Shooting

Aqui o produtor precisa ficar muito atento pois cada pose da modelo precisa deixar a roupa bonita no seu corpo. Exemplo: o blazer precisa ficar aberto de forma simétrica, a dobra da barra da calça precisa estar em harmonia com a altura do sapato, o colar não pode ficar torto na foto e por aí vai. São realmente muitos detalhes no momento de fotografar que, se não forem observados podem fazer com um look inteiro se perca no resultado final das fotos. E é aí que o olho clínico do produtor se faz absolutamente necessário.

O produtor deve conhecer truques de styling para deixar o look mais cool, como dobrar as barras, as golas que ficam melhores com cada parte de cima da sobreposição, como amarrar bem um lenço, seja no pescoço ou em uma bolsa, altura das meias usadas, se serão usadas com sandálias etc e estes são apenas alguns exemplos básicos pois este trabalho é ser o mais criativo possível e fazer combinações inusitadas, quando couber.

Quando se trabalha com uma pessoa física e não uma marca, como o caso do meu shooting por exemplo, fui bem no meu estilo próprio. Como sou uma pessoa mais para o lado rock’n’roll usei peças e acessórios nesta vibe e como não havia possibilidade de mudanças com maquiagem por conta das fotos acontecerem na rua, apostei no certeiro batom vermelho, que foi ser retocado para deixar tudo bem mais impactante, sem grande esforço.

A Beleza na Produção de Moda

O produtor também costuma ser responsável por definir como será a beleza naquela produção – cabelo, maquiagem, cores a serem usadas, tendências etc. Será ele que direcionará o maquiador e/ou cabeleireiro no teste e depois, no momento das fotos. Isso faz com que o produtor precise entender de tendências do mundo da maquiagem também, afinal hoje há uma infinidade de técnicas e produtos que fazem com que um resultado seja, ou não, atingido e este profissional precisa estar atento a tudo isso.

Concluindo

É um trabalho muito gostoso de se fazer. Ver o resultado final de um editorial, de como ele se desenvolveu na sua cabeça é muito recompensador, mas não se engane: é um trabalho cansativo e que, em muitos casos, depende de uma boa rede de contatos para acontecer, tanto para que você seja contratado para o trabalho, quanto para que ele se desenvolva apropriadamente.

O requisito fundamental para ser um bom produtor é estar sempre por dentro das tendências de moda, de comportamento e imagem que estão rolando no mundo. Estar muito atualizado, ler e pesquisar faz parte do trabalho do dia a dia deste profissional, o tempo todo.

As fotos deste ensaio foram feitas pelo fotógrafo Renato Ramalho, cujo site você acessa clicando aqui.

Você também pode gostar

1 Comentário

Nat Macedo 20/01/2021 - 15:31

adorei saber mais sobre.. quando era adolescente era doida pra ser produtora de moda, achava chique, ainda acho!
abraços

Mulher Conectada

Responder

Poste um comentário