Como Gerir Melhor Seu Tempo

por Barbara Duarte
Como Gerir Melhor Seu Tempo

O tempo voa certo? Com certeza você já ouviu esta máxima e sabe, melhor que nunca, que ela é muito verdadeira. De todas as commodities, o tempo é a única que não pode ser reposta, ou seja, passou está passado, não há como voltar o tempo. Então, como gerir melhor seu tempo? Como aproveitar ao máximo o dia e ser produtivo e ainda ter um tempo para você?

Eleja Prioridades:

acredito que este seja o ponto de partida para equilibrar sua rotina, seus afazeres e sua vida. Se você colocar todas as coisas que precisa fazer no curto, médio e longo prazo em uma folha de papel terá uma visão macro de tudo que precisa fazer e daí vá pinçando o que for prioridade e vá colocando mais próximo em datas na sua agenda.

Seja Organizada:

é claro que você já ouviu falar que pessoas desorganizadas são mais inteligentes e etc, pode até ser, mas de que adianta ser inteligente e se perder todos os dias em uma lista interminável de tarefas que não consegue entregar no prazo? Desta forma, um jeito de economizar tempo e cumprir prazos é ter organização.

Primeiramente, organize seu espaço de trabalho: sua mesa, seu computador, suas anotações. Depois que você souber onde tudo que precisa, para desenvolver bem seu trabalho ou estudo está, economizará muito tempo ao não ter que ficar procurando qualquer coisa que precisar naquela pilha de materiais.

Esteja Presente Em Tudo que Faz:

esta frase eu sempre ouço nas palestras do Leandro Karnal e acredito muito no que ele diz. É algo muito simples: se estiver em uma reunião de negócios esteja presente de corpo e alma na reunião, participe, dê sugestões, opiniões etc. Se for se encontrar com amigos ou familiares dê atenção às pessoas, converse com elas, não fique checando o celular toda hora, respondendo outras mensagens. Isso faz com que seu tempo com estas pessoas seja mais produtivo e até divertido, no caso da reunião com amigos e familiares.

Como Gerir Melhor Seu Tempo

Se for assistir uma aula ou palestra, efetivamente assista à mesma, não abra outras abas do navegador e se disperse, isso é totalmente improdutivo.

Se estiver trabalhando tente, sempre que possível, terminar o que iniciou antes de responder a mil mensagens no Whatsapp por exemplo, ou e-mails. Essas interrupções tomam muito tempo e desviam a atenção que antes estava focada no trabalho ou tarefa e que terminaria mais rápido, caso você desse prioridade para isso, ao invés de parar para digitar ou gravar mensagens.

Crie Metas:

criar metas é sempre a melhor forma de conseguir alcançar aquele sonho da sua vida. Se tratar-se de um sonho que exigirá muitos passos até ser realizado, crie submetas, pois assim fica mais fácil visualizar até onde você já chegou na persecução do seu sonho. Desta forma, você terá o quê comemorar ao longo da grande jornada e se manterá motivado até chegar lá.

Aprenda a falar Não:

o Não é parte imprescindível da sua gestão de tempo. Sempre que você estiver sobrecarregada pense muito antes de aceitar uma nova tarefa. É claro que em situações de trabalho o Não nem sempre é possível, mas deve ser sempre bem pensado. Que tal antes de simplesmente dizer Sim, você negociar um prazo mais longo para quela tarefa que nem sempre é tão urgente? E na vida pessoal falar Não fica um pouco mais fácil, pois só depende de você. Sabemos que nem sempre é fácil e o medo de desagradar pessoas próximas é grande porém, necessário para manter a vida equilibrada.

Por Que É Importante Gerenciar Seu Tempo?

porque, além de passar a dar conta de tudo que você precisa, no final do seu dia você ainda:

  • se estressa menos – ao ver que você será capaz de cumprir com a sua lista de afazeres durante o tempo dedicado àquilo, você ficará mais feliz;
  • se esforça menos – ao saber que tudo será entregue dentro do previsto, sabendo onde estão todos os materiais e outras ferramentas necessárias para seu trabalho, seu esforço será menor;
  • ter uma melhor reputação – todos gostam de trabalhar (ou apenas conviver mesmo) com pessoas comprometidas, que são engajadas com seus compromissos, horários e que são prestativas;
  • ter mais tempo para você mesma – cuidar da sua saúde, seja mental ou física, é imprescindível para sua vida. Encontrar tempo para fazer exercícios, se alimentar melhor, para o lazer ou dormir é parte importantíssima da sua vida para que você, no dia seguinte, possa continuar desempenhando bem suas tarefas cotidianas;
  • ter sucesso – seja na vida profissional ou pessoal você alcançará seus objetivos. Visualizar seus compromissos, seus desejos e metas fará com que você tenha uma nova percepção de sua vida, mais ampla e focada e assim, é sempre mais fácil chegar aonde se quer.

Conclusão:

gerir seu tempo é fundamental para a vida dos tempos atuais. Com a pandemia muitas pessoas relataram estar trabalhando até mais que antes, pois acumularam funções em casa, com esta, os filhos e o trabalho. É preciso encontrar o equilíbrio entre afazeres, lazer e descanso, caso contrário a bola de neve só tenderá a crescer e você, um dia, se sentirá tragada por tantas obrigações e pouco tempo.

Gestão do tempo não é algo utópico, que só pessoas iluminadas são capazes de conseguir, qualquer de nós pode gerir seu tempo e se tornar mais produtiva, basta seguir uma rotina organizada. A primeira coisa é ter uma agenda, seja de papel ou no app, o que importa é ter sempre uma visão clara de tudo que é necessário fazer, não procrastinar e arregaçar as magas.

Para ler mais sobre o assunto acesse o post Como Usar Planners Para Se Organizar E Atingir Metas

Você também pode gostar

2 comentários

Paula Souza 27/08/2020 - 01:32

Wow! Esse post caiu como uma luva no meu momento, vc bem sabe o quão atolada no trabalho estou, né? Vou guardar pra consultar sempre.
Bjs

Responder
Barbara Duarte 27/08/2020 - 13:52

Oi Paula,

realmente o tempo está cada vez mais escasso, mas com uma boa organização chegamos lá!

Bjs

Responder

Poste um comentário