É Melhor Ser Autônomo ou Empregado?

por Barbara Duarte

É Melhor Ser Autônomo ou Empregado?

Depois de quase duas décadas trabalhando como autônoma, no ano passado voltei para o mercado de trabalho e arrumei um emprego com carteira assinada. E esta era a pergunta que não queria calar naquela época: É Melhor Ser Autônomo ou Empregado?

Antes da minha incursão de quase 20 anos no universo dos “sem patrão”  para me atormentar eu havia sido basicamente estagiária de Direito e havia trabalhado (adivinhe) como autônoma, na área de eventos (para a qual voltei muitos anos depois, fiquei um bom tempo novamente e ganhei um dinheiro razoável). Isso significa que a minha experiência com carteira assinada foi a menor de todas na minha vida profissional, mas ainda assim existiu.

 

Ser Autônomo É Sim, Muito Bom:

bem, sejamos honestos, não ter um empregador no pé é sim, muito bom. É claro que isso não significa não ter responsabilidades, não ter comprometimento com o trabalho etc, mas sim pensar por si próprio, estudar o negócio e entender como aquele ramo funciona, como é possível se diferenciar e fazer um dinheiro com isso. Uma vantagem de ser autônomo que, para mim, não tem preço é não ter ponto para bater. Não existe coisa mais torturante que entrar todo santo dia no horário x e sair, todo santo dia, no horário y, sem possibilidade de alterar isso, de deixar de ir em um dado dia da semana, se sentir preso, enfim, desempenhando a mesma função 5 ou 6 dias na semana.

Eu sempre acreditei, no fundo da minha alma, que eu não fui feita para esse mundo das 9h às 18h, o que hoje nem é mais assim, agora se o cidadão não trabalha aos sábados, deve compensar sua jornada durante a semana pois não há mais empregador que não queira que se trabalhe as 44 horas semanais, previstas em lei. Eu me lembro bem, quando comecei a trabalhar, lá nos idos dos anos 90, que era comum as pessoas trabalharem apenas 40hs semanais. Hoje, isso mudou e eu tive que cumprir jornadas tediosas de 10h por dia, com uma hora de pausa para o almoço, só porque não iria trabalhar, naquela semana, no sábado.  E sim, neste meu último emprego, tive que trabalhar em alguns sábados, o que eu nunca tinha feito antes (a não ser nos tempos de evento claro, mas aí eu estava sendo bem paga por aquele dia tão lindo da semana). Foi então que descobri como trabalhar de segunda a sexta e ainda no sábado é simplesmente infernal, não sobra tempo para mais nada e quando você pisca, já é segunda-feira de novo.

 

Mas e o Lado Ruim de Ser Autônomo?

Ele existe e muitas vezes é cruel. Em épocas de crise econômica é que sentimos a dificuldade, pois o autônomo é o primeiro a sofrer com cortes em qualquer coisa, já que as pessoas deixam de contratar, de anunciar por cortes em verba de publicidade etc. Neste sentido, ter uma carteira de trabalho assinada pode ser a salvação, pois mesmo que haja demissão, como agora, nesta fase de pandemia de coronavírus, haverão todas aquelas verbas rescisórias que a lei prevê para quem está sendo despedido e isso pode ajudar bastante no período em que a vida estiver sendo reestruturada.

Mas aqui vou ser bem honesta, só enxergo este lado ruim em ser autônomo, ou seja, se no período em que você resolver empreender a economia do país não estiver tão combalida, vá ser feliz! Não há nada melhor que não ter um maldito despertador tocando na sua orelha todo santo dia, às 6h da manhã, pegar todos os meios de transporte absolutamente entupidos, sem falar no mau humor de colegas de trabalho. Ah e ainda ter que carregar a marmita, já que bancar almoço na rua todos os dias está impossível.

É Melhor Ser Autônomo ou Empregado?

 

E O Lado Ruim de Ser Empregado?

São muitos, como os que mencionei acima, mas um dos piores, em minha opinião, é o chefe, que por muitas vezes você ouve falando besteiras homéricas em reuniões inúteis, pois se há um outro lado negativo em ser autônomo por tanto tempo e voltar para o mercado é ouvir ideias completamente equivocadas, provavelmente porque você mesmo já cometeu estes erros antes na sua trajetória de autônomo. Só que daí, como você voltou para o mercado, algo bate nas pessoas, erroneamente, que seu negócio fracassou por sua incompetência, o que nem sempre é verdade, visto que muitas vezes, no Brasil, o fator principal do fracasso é a crise e não a sua burrice. Daí que ninguém vai querer a sua opinião, assim você se cala e é obrigada a ver os outros cometerem equívocos gigantescos só porque não querem ouvir a opinião de alguém que já passou por aquele problema e poderia muito bem ajudar.

 

Concluindo:

então o que é melhor: ser autônomo ou trabalhar com carteira assinada? Penso que ser autônomo é melhor. Mas esta empreitada não é para qualquer um, sei de gente que pira de simplesmente não ter o dia certo para ver o salário na conta. Ser autônomo é difícil em muitas ocasiões, ficar sem um job no mês ou esperar outros tantos para só daí receber de um cliente, cujo serviço demorou mais para sair é complicado, mas por outro lado, as agruras de um emprego fixo também são muitas.

Então na verdade acho que avaliar se é melhor ser autônomo ou empregado vai depender do seu perfil. Se você, assim como eu, não curte muito essa rotina de escritório, reuniões, chefe bobagento, ônibus lotado, hora do rush e salário minguado no final do mês (a não ser quando se tem altos cargos), então ser autônomo é para você. Mas isso precisa ser muito bem pensando, não dá para começar um negócio sem conhecer bem o ramo de atividade, seus concorrentes, ter um plano de negócio,  um colchão para dar conta das suas contas até o negócio decolar e claro, muita força de vontade.

 

Dica Final:

tenha um plano B na vida, sempre! O que isso significa? Se você tiver um emprego formal, procure desenvolver algo em paralelo que possa te render algum valor que seja um complemento ou, em caso de falta deste emprego, uma rede de proteção contra o período desempregado. No caso contrário, em que você é autônomo, procure uma fonte de renda advinda de outro lugar que não apenas aquela principal, isso te ajudará se em algum momento seu negócio principal falhar. Esteja sempre atento ao mercado, nunca descuide.

 

Quer saber mais detalhes sobre as diferenças entre ser empregado e autônomo? Leia o artigo a seguir: https://bit.ly/34aTUDM

 

 

Você também pode gostar

Poste um comentário