Cremes Anti-Idade Realmente Funcionam?

por Barbara Duarte

Costumo ouvir com alguma frequência que não aparento a idade que tenho (44 anos em 2020) e junto desta observação normalmente vem a pergunta: o que você faz para manter uma aparência jovem? E eu respondo que uso muitos cosméticos! E daí vem a pergunta seguinte: mas cremes anti-idade realmente funcionam?

 

Cremes Anti-Idade Realmente Funcionam?   

Uma Trajetória de um Certo Descaso Para Depois, Muito Cuidado:

eu, na realidade, não era muito preocupada com esta questão, sempre tive a pele bastante oleosa, o que provavelmente tem uma boa dose de “culpa” no retardamento do meu envelhecimento, porém desde que comecei com meu blog, lá nos idos de 2008 (não este aqui que você está lendo, o antigo – quem me acompanha há tempos sabe de qual blog estou falando rsrsrs), fui aprendendo muita coisa sobre pele nos eventos que participei e nas palestras que assisti, sempre recheadas de dermatologistas e especialistas em beleza. Receber produtos para teste também me ajudou bastante a entender o quê ia melhor, ou não, com a minha pele.

Assim, passei de alguém que apenas usava um creme para pele oleosa no dia a dia por mera necessidade (porque não aguentava a quantidade de óleo que era produzido ao longo das horas) a alguém que se acostumou, de pouco a pouco, a uma rotina rígida de cuidados com a pele.

Cremes Anti-Idade Realmente Funcionam?

Rotina de Cuidados Diários:

minha rotina hoje consiste em,  todo dia ao acordar:

  • lavar
  • tonificar
  • hidratar com um hidratante que já venha com algum FPS para facilitar
  • maquiar

todo dia ao ir dormir:

  • lavar (nunca, em hipótese alguma, dormir maquiada)
  • tonificar
  • aplicar um anti-idade no rosto, pescoço e área dos olhos

Ao longo do tempo também me conscientizei que hidratação e proteção solar são duas coisas importantíssimas, das quais não podemos abrir mão nunca se quisermos manter nossa pele jovem, saudável e bonita. Usar uma água termal para momentos em que a pele está mais sensibilizada, como pós tratamentos dermatológicos, alergias, muito frio, queimaduras etc.

No entanto, fora hidratação, proteção solar e uso de água termal, um anti-idade específico para suas necessidades faz toda a diferença no resultado final, principalmente a longo prazo.

 

Mas e Os Cremes Anti-idade? Realmente funcionam?

Bem, não sou nenhuma especialista, tampouco médica, mas uma coisa que me parece bastante verdade, pelo empirismo mesmo, é que sim, eles funcionam, todavia devem começar a ser usados o quanto antes. Uma mulher de 70 anos que nunca houver aplicado algum produto anti-idade terá, seguramente, a pele mais enrugada que alguém que começar o mais rápido possível em sua vida.

A hidratação para quem está na casa dos 20 anos, aliada à proteção solar, são as melhores amigas das peles. Entretanto, ao chegar aos 30 ou 40 anos usar um cosmético anti-idade passa a ser fundamental. É claro que ele não vai fazer milagres mas vai sim, ajudar a retardar rugas, flacidez e manchas.

Há ainda cremes anti-idade que ajudam com outras finalidade como, por exemplo: uma pele com manchas, seja de sol, hormonais ou fruto de luz visível (computador, tablet ou celular) ao ser tratada com um produto para despigmentação terá, normalmente um resultado satisfatório. Hoje, muitos produtos já dão conta destes casos sem a necessidade de um tratamento em clínica. Apenas quando a situação é um pouco mais severa é que há a necessidade de ir para tratamentos em consultório de dermatologista.

 

E Quais São Nossos Grandes Trunfos Na Hora de Tratar a Pele?

Vou citar aqui apenas dois ativos que sempre devem aparecer em seus produtos de beleza, se não simultaneamente, alternadamente:

  • Vitamina C

os cosméticos com este composto têm se tornado grandes aliados das peles e geralmente rendem ótimos resultados com uso simples, do dia a dia mesmo, devolvendo luminosidade e uniformidade para a pele de uma forma bem confortável. Estes cosméticos evoluíram e hoje não incomodam mais ao serem aplicados como antigamente.

  • Ácido Hialurônico

é um ativo produzido pelo corpo com propriedades hidratantes e estimulantes do colágeno mas que com o passar do tempo tem sua produção diminuída, precisando ser reposto em forma de tratamento. Preenche os espaços entre as células  ajudando na minimização das rugas e linhas de expressão. Retém alta quantidade de água para manter a pele hidratada, mais firme e lisa.

 

Fora estes dois ativos, há ainda outros dois muito encontrados como o retinol e o resveratrol.  Os cosméticos podem ainda apresentar uma variedade de fórmulas desenvolvidas para cada caso específico, sendo que cada marca trabalha com seus compostos geralmente exclusivos, produzidos por seus próprios laboratórios.

 

Cremes Anti-Idade Realmente Funcionam?

 

E rugas muito profundas? São resolvidas com anti-idade?

Aí é claro que fica mais difícil, pois estas rugas já estão instaladas e sulcadas, e neste caso, talvez um botox possa ser uma solução mais rápida, prática e até barata que muitos e muitos potes de cremes que demorarão mais tempo para amenizá-las e não oferecerão resultados tão incríveis assim. Mas existem cremes específicos para peles com rugas mais profundas que também cumprem algum papel na melhoria da aparência da pele e daí marcas como Lancôme, Shiseido, Avène, Dior, Clinique e  Kiehl´s (esta última que infelizmente não está mais à venda no Brasil) podem ser boas alternativas para tratamento, embora não tenham a capacidade de acabar com as rugas por completo e sim, dar uma aparência mais jovem e cuidada à pele.

 

Atenção: não esqueça nunca de consultar seu dermatologista para ajustar o melhor produto e tratamento ao seu caso.

 

Para comprar clique aqui e visualize minha seleção de itens anti aging de diversas marcas na Sephora.

 

 

Você também pode gostar

4 comentários

Resenha Hidratante Hydro Boost Water Gel Neutrogena - Barbara Duarte 08/06/2020 - 21:12

[…] Leia mais sobre skincare: Cremes Anti-Idade Realmente Funcionam? […]

Responder
Resenha Linha Cicatricure Gold Lift - Barbara Duarte 21/08/2020 - 22:42

[…] rugas mais sulcadas. De qualquer forma, é como já falei aqui neste post sobre cremes antissinais (Cremes Anti-idade Realmente Funcionam), tenho plena certeza que minha pele ainda não denuncia minha idade pois uso este tipo de […]

Responder
Dicas Para Fazer Seus Cosméticos Durarem Mais - Barbara Duarte 13/09/2020 - 21:22

[…] Para ler mais sobre o assunto visite o post Cremes Anti-idade Realmente Funcionam […]

Responder
A Importância da Suplementação Depois dos 40 Anos - Barbara Duarte 07/10/2020 - 18:20

[…] EComo nossos cosméticos favoritos a vitamina E combate os radicais livres, no entanto de forma mais poderosa, já que […]

Responder

Poste um comentário