Como Aproveitar o EAD Para Estudar Nos Tempos Atuais

por Barbara Duarte

Como Aproveitar o EAD Para Estudar Nos Tempos Atuais

O EAD (Ensino à Distância) ou Ensino Digital, como algumas faculdades querem chamar o EAD  atualmente é uma modalidade de ensino na qual o aluno estuda remotamente, de casa, do trabalho, no computador ou pelo celular, indo à faculdade apenas para fazer suas provas ou dependendo do tipo de curso, nem isso. Então, como aproveitar o EAD para estudar nos tempos atuais?

 

Como Funciona?

O aluno se matricula na faculdade que escolher (entra pela nota do ENEM ou faz o vestibular ou como 2ª graduação) e recebe todo o conteúdo que o curso vai lhe disponibilizar em seu ambiente online – para acessar basta colocar Login e Senha no endereço indicado e pronto. Também entrega seus trabalhos online e faz as provas pelo computador ou vai a um polo, normalmente aquele em que se matriculou, para fazer as provas.

 

E Quais Cursos São Disponibilizados em EAD?

Quase todos, exceto Medicina, Direito e um ou outro curso que precisa muito de prática como Gastronomia. Tirando estes, quase todos os outros cursos superiores estão lá, ao seu dispor e a um clique do mouse.

O grande highlight dos cursos EAD são os Tecnólogos, que consistem em cursos curtos, com 2 ou 3 anos de duração e que rendem boas colocações no mercado de trabalho com um investimento que é menor que os cursos tradicionais, de 4 ou 5 anos. Outra vantagem dos cursos em Tecnologia é que não exigem entrega de TCC (claro que isso pode variar um pouco, mas os de 2 anos de duração normalmente não exigem TCC ou Estágio Obrigatório) e entregam um diploma de Curso Superior. Atualmente, estes cursos têm sido os mais procurados nas faculdades em EAD e levam nomes como Gestão em algo, como por exemplo, Gestão em RH, Gestão Hospitalar, Gestão em Qualidade etc. Outra terminologia encontrada nestes cursos é Tecnologia em algo. Eu mesma faço o curso de Tecnologia em Secretariado, o antigo Secretariado Executivo.

E aqui vale uma dica: esses cursos, embora curtos, são superiores, valendo como 3º Grau de formação e não cursos técnicos como algumas pessoas costumam confundir.

 

Cursos Flex

Uma outra categoria que agora vem ganhando destaque no EAD é o Flex,  cursos que exigem prática em laboratório pelo aluno e que por isso precisam que este se apresente em algumas aulas na faculdade para cumprir esse calendário de atividades presenciais, além das aulas online normais do EAD. Exemplos de cursos assim são o de Farmácia, Biomedicina, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Cosmética etc.

 

Diploma

Um outro detalhe muito importante, o diploma do EAD é válido igualmente como o de um curso presencial. No final, quando você o receber não haverá menção alguma de que sua graduação foi feita à distância e se você  escolher uma instituição de renome no mercado ele te garantirá a certeza de diploma reconhecido pelo MEC (então fique atento à isto e sempre verifique se a instituição que você escolheu tem cursos reconhecidos pelo MEC).

 

Como Aproveitar o EAD Para Estudar Nos Tempos Atuais

 

Custo

Com relação ao custo o EAD é imbatível, sendo a forma mais barata de se fazer um curso superior nos dias de hoje. Primeiramente, por conta da mensalidade, que é realmente muito mais barata que a de um curso presencial e segundo porque não há custo com deslocamento (nem tempo perdido parado no trânsito caótico das grandes cidades) e alimentação na rua já que se estuda de casa, ou do trabalho, ou de onde estiver.

 

Prós e Contras

Mas então só há vantagens em um curso EAD? Não, apesar de tudo que eu expus até agora ser bem atraente, há sim pontos negativos no EAD. O primeiro deles é a questão do isolamento pois ao estudar em casa a pessoa não cria laços de amizade com colegas de classe e isso, para mim, é um dos pontos que mais incomoda no EAD, principalmente quando se fala no jovem, pois ele está em início de carreira profissional e os colegas e professores são fundamentais para indicação de cargos em empresas, trabalhos como freelancers, estágios  etc.

Entretanto, acho perfeito para quem já é mais velho e não tem tanto tempo disponível de estudar, para quem está em sua 2ª graduação e quer dar um up no currículo ou fazer uma pós sem gastar horrores como acontece com os valores das universidades tradicionais.

Outro ponto negativo: o conteúdo pode ser um pouco superficial às vezes, mas que fique claro que isso não é uma regra embora possa acontecer dependendo da instituição escolhida. Mais um detalhe, as provas são normalmente menos exigentes que em um curso presencial, o que pode fazer com o aluno não se empenhe tanto nos estudos.

 

Conclusão:

Acredito que o EAD seja sim, o futuro da educação, veja este momento de pandemia que vivemos:  é uma forma muito simples e acessível de manter a rotina de estudos quando as pessoas estão com a mobilidade reduzida, sendo possível aulas online, webinars etc. Custo mais baixo, possibilidade de chegar a regiões em que não há faculdades disponíveis, diploma igual ao do presencial, temos aí uma ferramenta poderosa para quem quer e precisa estudar.

 

 

Quer mais dicas sobre EAD? Aproveite o link da matéria do Guia do Estudante sobre o assunto:
https://guiadoestudante.abril.com.br/universidades/os-desafios-de-estudar-na-ead/

Você também pode gostar

1 Comentário

Poste um comentário